
-
Arquitetos: Studio Miti
- Área: 1371 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aninhada às margens do rio Mekong, a comunidade de Chiang Saen, Tailândia, é rica em séculos de história. Este profundo patrimônio forma o Athita.



A filosofia central de design do hotel é pautada pela calma e serenidade. Esse princípio se concretiza por meio de uma abordagem inovadora à circulação, que se inspira nos becos sinuosos característicos da comunidade histórica de Chiang Saen. Ao trabalharem cuidadosamente a relação entre figura e fundo, os arquitetos traduziram a linguagem dessas ruas para os corredores internos do hotel.







A escala modesta das casas de madeira de dois andares define o contexto de Chiang Saen. A pele exterior do Athita é uma reinterpretação cuidadosa de elementos tradicionais. Painéis de madeira verticais, comuns nas casas locais, são adaptados para formar os recintos privados do hotel. Para complementar, o trabalho em tijolos, reminiscentes de templos antigos e muros da cidade, é reaproveitado como a fachada das áreas públicas do hotel. Esta distinção inteligente utiliza materiais para guiar sutilmente os hóspedes através das várias zonas do hotel. Tanto os elementos de madeira quanto os de tijolo são, então, elevados por técnicas de construção inovadoras que evocam o espírito do passado sem apenas replicá-lo.



O projeto posiciona estrategicamente o principal volume de tijolos na frente do hotel. Essas estruturas voltadas para o público atuam como um buffer cuidadoso, protegendo as vilas de distúrbios externos. Dentro desses envelopes de tijolo, comodidades públicas como o spa e as áreas de massagem são cuidadosamente posicionadas em andares superiores com paredes de tijolo sólido. As próprias vilas da piscina são projetadas com um caráter semifechado. Isso permite que os hóspedes se conectem com a beleza do céu e com o silêncio de Chiang Saen.































